Skip to main content
Empreendedorismo digital

Empreendedorismo Digital o que é? Funciona?【MINHA OPINIÃO】

Empreendedorismo digital, será que funciona mesmo? primeiramente deixe-me apresentar, meu nome é Edilberto Andrade sou gestor de marketing digital e mídias sociais e desenvolvedor web desde 1998 e desde então conheci diversas pessoas que desenvolveram seus negócios na internet, muitos deles obtiveram muito sucesso outros bom nem tanto 🙂

Neste poste vou analisar o que é o empreendedorismo digital, quais as modalidades mais conhecidas, o que é tendência neste mercado, o que esta dando certo e o que é mito, fica comigo e continue lendo até o final que além de você ficar sabendo de tudo que você precisa para se tornar um empreendedor de sucesso na internet eu vou de presentear com um SUPER bônus mais que especial para você alavancar seus projetos web.

Conceito de empreendedorismo digital

Bom empreendedorismo digital basicamente é desenvolver e tornar qualquer modelo de negócio acessível pela internet para poder oferecer qualquer produto ou serviço e obter lucro através da rede.

Esse conceito pode ser aplicado a uma infinidade de modalidades diferentes que vão desde o oferecimento de prestação de serviços, produtos artesanais, produtos digitais, consultorias diversas dentre outros.

O grande diferencial desta modalidade de trabalho está na flexibilidade de horários e locais de trabalho ou seja é você quem faz sua jornada de trabalho e trabalha de onde quiser bastando para isso ter um computador, tablet ou até mesmo um celular conectado na internet.

Realmente é possível ganhar dinheiro através da internet trabalhando em casa sem vínculo empregatício?

Trabalhar em casa

Quando se fala de jornada flexível e trabalho em casa muita gente fica iludida pensando em ganhar muita grana sem nenhum esforço. Bom não é bem assim! Como em qualquer outra forma de trabalho o empreendedor da internet precisa se esforçar, tem que ser criativo, tem que enfrentar uma concorrência cada vez mais especializada, precisa estar sempre atualizado no seu nicho e precisa trabalhar duro para conquistar resultados satisfatórios e duradouros na sua área de atuação.

Tendências do mercado de empreendedorismo digital

Neste mercado ficar de olho nas tendências pode definir o sucesso de qualquer projeto. Com o avanço da tecnologia muitos são os nichos que podem ser explorados para se obter lucro.

Abaixo listo quatro grandes modalidades que vem crescendo com força total ultimamente:

1 – Cursos online e ensino à distância:

Cursos on-line

Quem nunca fez um curso on-line? Se ainda não fez é provável que ainda faça! Com certeza este é um mercado que vem crescendo de forma agressiva e altamente escalável.

Qualquer pessoa com qualquer tipo de conhecimento especializado pode estruturar um curso on-line e faturar alto neste mercado, lembro-me que um dos primeiros cursos que fiz foi o curso de desenvolvimento de templates para Joomla quando este framework ainda era bem pouco usado aqui no Brasil, de lá para cá nunca mais parei de me especializar sempre buscando desenvolvimento pessoal e conhecimento que pudessem agregar valor aos meus projetos.

2 – Blogs

Blog

Isso mesmo outra modalidade de empreendimento muito lucrativo e que não cai em desuso é a criação de um bom blog de conteúdo focado em um público específico. Com um tempo o blogueiro passa a ser notado como uma autoridade no seu nicho e com isso ele poderá monetizar o seu blog através de diversas formas sendo uma delas a recomendação de produtos de alta qualidade e relevantes para a sua audiência.

A cada dia mais e mais pessoas empreendem tempo e esforço na construção de blogs especializados, afinal de contas estamos na era da informação e as pessoas cada vez mais conectadas estão famintas para consumirem conteúdos de qualidade. Neste momento que o blogueiro entra em ação oferecendo informação, um bom conteúdo e atraindo seguidores assíduos.

3 – Youtube

Youtube

O Youtube é o segundo maior buscador de conteúdo do mundo só perdendo para o próprio Google e por causa desta grande audiência oferecida gratuitamente muitos empreendedores exploram as diversas oportunidades de obter lucro através da plataforma de vídeos. O canal é você criar um CANAL na plataforma e começar a produzir material de qualidade atraindo pessoas interessadas em um determinado tema.

Uma das principais formas para ganhar dinheiro através do Youtube é a monetização do canal através da exibição de publicidade nos vídeos mas não para por ai.

Assim como nos blogs o grande segredo está em fazer com que parte desta grande audiência que vai sendo construída a partir do conteúdo de qualidade que você oferece gratuitamente venha a ser os futuros clientes de produtos que você produz ou indica.

4 – Infoprodutos

Infoproduto

O mercado de infoprodutos é um dos mais rentáveis na minha opinião, através desta modalidade um infoprodutor poderá ter seu produto digital vendido de forma recorrente e em larga escala pelo simples fato de se tratar de algo que é digital e por esse motivo o custo de reprodução e distribuição é sensivelmente menor em comparação a um produto físico.

Além disso através das plataformas de afiliados um infoproduto pode ser vendido por blogueiros ou por youtubers que aliás estão faturando alto com  a indicação de produtos digitais ou até mesmo produtos físicos para a sua audiência.

 

O que não funciona? E é pura ilusão no mercado de empreendedorismo digital.

O que realmente funciona?

Empreendedorismo digital é trabalho sério e exige estratégias e dedicação e muita gente ainda fica pensando que vai ganhar dinheiro clicando em banner, ou entupindo o e-mail dos outros com propaganda não desejada fazendo spam (ISSO NÃO FUNCIONA) é perca de tempo puro mito.

O que funciona é profissionalismo, segmentação (indicar o produto certo para o público certo), foco, determinação, persistência, dedicação e trabalho para se criar e manter uma boa estrutura seja de um canal no Youtube, seja de um blog segmentado para um público específico, seja na criação de um curso especializado ou qualquer outra estrutura que atraía uma audiência qualificada.

Conclusão

Com isso em mente não vai sair por ai pensando que empreender na internet é de qualquer maneira, pois não é. Se você quiser ter sucesso neste mercado você precisa investir em conhecimento, fazer um bom curso sobre como ter um negócio on-line e trabalhar pensando em médio e longo prazo além disso é altamente recomendável que você vá criando uma estrutura (blog, canal, fanpage, minisite, etc) que tenha um crescimento constante para que você tenha uma audiência com quem possa se relacionar e então poder rentabilizar o seu trabalho.

Hoje temos várias plataformas disponíveis no mercado que possibilitam a rentabilização de um blog, canal ou até mesmo uma fanpage ou perfil no Facebook.

As principais plataformas de produtos digitais para que você possa obter uma renda extra pela internet são o Hotmart, o Eduzz e o Monetizze além de várias outras onde é possível a rentabilização através de produtos físicos, mas sobre isso falaremos em um outro post 😉

Como prometido no início deste artigo aqui está o SUPER bônus totalmente GRÁTIS que te falei [Guia Definitivo Para Criar Seu Negócio Online Começando Do Absoluto Zero]

Bom é isso ai espero que você tenha gostado, um grande abraço e muito sucesso!

Resumo
Data de revisão
Item comentado
Empreendedorismo Digital o que é? Funciona?【MINHA OPINIÃO】
Avaliação do autor
51star1star1star1star1star

Deixe seu comentário

Comentário(s)

Deixe seu comentário

%d blogueiros gostam disto: